sábado, 12 de maio de 2012
ETIQUENET: COMPORTAMENTO ADEQUADO DE PROFESSORES E ESTUDANTES NO AVAs
Para nós, este é o ponto mais importante: ter um bom relacionamento com você. Apenas lembre-se de fazer isso com respeito, sem usar expressões desagradáveis ou ofensivas, enfim, é o que chamamos de ETIQUENET.
A ética é um dos temas que discutimos em nossas aulas, podemos dizer que a etiqueta é uma mini-ética. Não falar de boca cheia, usar as palavras mágicas como, por favor, obrigado, com licença, fazem parte da etiqueta de nosso dia-a-dia. E na internet? Existem algumas regrinhas básicas de etiqueta que devemos observar para não sermos considerados no mínimo mal-educados. Vamos pensar sobre elas?
No ambiente virtual sério não existe anonimato, devemos nos identificar e evitar apelidos. Em outros ambientes mais informais devemos usar apelidos.
Tanto nos ambientes formais como nos informais não podemos confundir nossa vida privada, nossa intimidade com nossa vida pública. Por segurança não devemos expor a nossa vida, detalhes de nossa família, endereços, telefones. Existem pessoas mal-intencionadas e com tempo para “caçar” inocentes na net. Intimidade é para amigos não para conhecidos.
No mundo virtual existem locais para todos os tipos de interesse e devemos respeitar a sua finalidade, não fica estranho num site religioso ficar utilizando palavrões e num site punk ficar fazendo pregações religiosas?
Um blog, como esse, não é lugar de bate-papo informal como de um botequim, não é o local adequado para fofocas, falar mal dos outros. Podemos estar “queimando nosso seu filme” e de nossa escola.
Se provocados, não devemos responder. A pessoa que “zuar” ou “apavorar” quer a nossa atenção, ela vai “morrer de catapora” se for ignorada e pode se adequar ao ambiente visitado.
O que nos falamos o vento pode levar o que escrevemos fica registrado. Antes de escrever um bilhete, um torpedo, um post, devemos sempre pensar se seremos bem interpretados. A linguagem escrita exige um pouco mais de reflexão.
Encontrei os Dez Mandamentos da Ética na Internet, vale a pena refletir:
Não use o computador para prejudicar as pessoas.
Não interfira no trabalho de outras pessoas.
Não altere arquivos alheios.
Não use o computador para roubar.
Não use o computador para obter falsos testemunhos.
Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.
Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.
Não se aproprie de ideias que não são suas.
Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve. Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito.
FONTE: http://maonaterra.blogspot.com.br/2008/05/etiqueta-na-internet-etiquenet.htm..11 de maio de 2012.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário