terça-feira, 15 de maio de 2012

EQUIPE EDUCAÇÃO BIMODAL

EQUIPE PROJETO INTEGRADOR: FERNANDA INGRID RAIMUNDO NERY A IMPORTÂNCIA DAS TICs NA EDUCAÇÃO Analisando a sociedade atual, podemos perceber que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxeram vários benefícios para os educandos e educadores. O uso das tecnologias, em geral, auxilia no processo de ensino e aprendizagem, tanto para professores, quanto para alunos. E, há um tempo, a sala de aula era vista como um lugar onde o professor era o único transmissor do saber. A educação começa a ter como perspectiva ser uma maneira de preparar a pessoa para um futuro profissional competitivo e que essa tenha condições de sentir que está apta a enfrentar os desafios que a vida apresentar a sua frente. A escola, por sua vez, passa a ter o desafio de formar pessoas conscientes, que tenham uma bagagem do que é ser um bom cidadão e profissional. Para finalizar, é importante dizer que as pessoas precisam perceber a necessidade de aliar a prática pedagógica com a tecnologia a fim de enriquecer as aulas e direcionar os alunos para as novas propostas de aprendizagem. Sem dúvida alguma é um grande desafio e os profissionais envolvidos na área precisam estar preparados para prover todo o suporte necessário aos envolvidos nessa modalidade. FONTE: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13599. 11. de maio de 2012. ETIQUENET: COMPORTAMENTO ADEQUADO DE PROFESSORES E ESTUDANTES NO AVAs Os Dez Mandamentos da Ética na Internet, vale a pena refletir: Não use o computador para prejudicar as pessoas. Não interfira no trabalho de outras pessoas. Não altere arquivos alheios. Não use o computador para roubar. Não use o computador para obter falsos testemunhos. Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou. Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão. Não se aproprie de ideias que não são suas. Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve. Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito. FONTE: http://maonaterra.blogspot.com.br/2008/05/etiqueta-na-internet-etiquenet.htm. 11 de maio de 2012 A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVAs) Mediação Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, defendida na Universidade Estadual de Maringá, no ano de 2009. O advento da internet propiciou a ampliação da educação a distância (E a D) utilizando os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Porém, apesar dos avanços conquistados pela E a D com a utilização dos AVAs, faz se necessário um avanço significativo nas práticas de mediação pedagógica do tutor para a efetivação dos processos de ensino e de aprendizagem nestes ambientes. O objetivo é investigar os processos de interação e mediação pedagógica no AVA com presença constante e efetiva do tutor. FONTE: http:// ssuu.com/menta/docs./disserta_suelen_completa_2009. 11de maio de 2012 APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE TICs IMPLANTADOS PELO GOVERNO FEDERAL E GDF. Projeto Nacional de Informática na Educação PROINFO - O Proinfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infraestrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. E-PROINFO - e-Proinfo - é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância. O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (e-Proinfo) é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância complementam a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos à distância e ao processo ensino-aprendizagem. http://www.inclusaodigital.gov.br/links-outros-programas/proinfo-programa-nacional-de-informatica-na-educacao. 13 de maio de 2012. PROJETOS IMPLANTADOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO DF Trajetória do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no DF – Do Proninfe ao ProInfo Integrado TICs no Distrito Federal (DF), por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, do Ministério da Educação (MEC). Neste contexto, registramos as ações relativas ao uso das TIC na educação e apresentamos um panorama da caminhada e evolução destas no DF. Buscamos, assim, auxiliar na continuidade deste processo, melhor adequando essas tecnologias educacionais aos interesses e necessidades dos alunos e professores da rede pública de ensino, de acordo com o Currículo de Educação Básica das Escolas Públicas do Distrito Federal. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015047.pdf.13 de maio de 2012.

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